terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Educação cristalizada como valor básico

Para mim, são os pequenos detalhes que dizem a verdade sobre qualquer pessoa (e sociedade, como ficará claro a seguir).
Meu filho esteve na Finlândia comigo por três meses. Em todos os momentos em que fui apresentado à alguém aqui, quando descobriam sobre sua estadia, a primeira pergunta era: "Ele está indo para a escola?". Pessoas de diferentes lugares e profissões, mas sempre com a mesma primeira pergunta. E quando eu respondia que sim, parece que havia aquele alívio, "puxa, que maravilha, é na escola que uma criança deve estar" (obviamente não com esses termos, mas a gente aprende a ler os finlandeses).
Como já comentei antes, a Educação está arraigada nesta sociedade como um valor básico e universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário