terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Visita à empresa Soil Scout

No dia 27/11, visitamos, Rodrigo, Christiano e eu, um dos sócios da empresa Soil Scout, no município de Ulvila. Agradecemos ao prof. Markku Kippola pela oportunidade.
Johannes, o sócio, é filho de fazendeiro e especialista em tecnologia agrícola. A empresa Soil Scout é uma startup que desenvolveu tecnologia de sensores abaixo da superfície (enterrados). Atualmente, os sensores monitoram temperatura e umidade. Ficam enterrados entre 10 e 30 cm e transmitem os dados para uma estação coletora. Da estação coletora, via GPRS são enviados para um servidor na nuvem. O usuário pode acessar os dados a qualquer momento. O tempo de vida dos sensores é estimado em mais de 15 anos.
Um mapa do campo de teste, em Ulvila, pode ser visto no site da empresa. É possível visualizar a série histórica de cada um dos sensores.
Mapa do campo de testes da Soil Scout

Conversamos um bom tempo com Johannes sobre aplicações do sistema. É muito importante para uso racional da água e tem, portanto, um apelo forte para as mudanças climáticas que estão acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário