quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Capacitação de professores - Professional teacher training in Finland

Como se tornar um professor na Finlândia?

Há dois caminhos: fazer um curso que já fornece a capacitação pedagógica (o equivalente a uma licenciatura no Brasil) ou fazer essa capacitação posteriormente. Vou me deter na seguinte situação: fiz um curso de engenharia e gostaria de dar aulas em um curso técnico. Como meu curso não deu suporte pedagógico, devo participar de um curso chamado vocational teacher education. Como nos demais níveis de ensino, esse é um curso financiado pelo governo, sem pagamento de mensalidades.

Vocational teacher education

Esse é um curso de 60 créditos. Cabe aqui uma explicação sobre a definição de crédito. Cada crédito equivale a 27 horas de trabalho do estudante, ou seja, engloba todos os projetos, tarefas e demais atividades que o estudante desenvolve também fora da sala de aula. Lembrando disso, obtemos que 60 créditos representam um curso de aproximadamente 1600 horas. Na HAMK, o curso é oferecido em duas modalidades: blended-learning (que no Brasil seria o "semi-presencial", com duração de um ano e meio) e totalmente à distância (e-learning). A carga horária média recomendada para estudo é de 25 horas por semana. Em inglês, pode-se conhecer mais sobre o curso no manual do ano 2014-2015, a partir da página 78.
Embora esse curso tenha carga horária semelhante a um curso de mestrado, ele não é um mestrado. Seria o equivalente no Brasil a uma especialização.

Quais os requisitos de acesso?

Um curso de graduação e, no mínimo, três anos de experiência na área profissional. Não é necessário estar dando aulas, mas a comprovação de experiência na área profissional (engenharia, por exemplo) é imprescindível. Na HAMK, em 2014, foram 1276 candidatos para 360 vagas.

Para dar aula a alunos com necessidades específicas, o que preciso fazer?

Você deve completar um curso, vocational special needs education, também de 60 créditos. O requisito de acesso é ter feito o curso geral vocational teacher education (ou equivalente a licenciatura) e ter no mínimo um ano de experiência docente.


Que outros cursos existem?

Na Finlândia, há a figura de vocational counselor, o profissional que guia e dá aconselhamento aos estudantes. Para atuar nessa função, deve-se completar o curso professional guidance counselor education, também de 60 créditos. Esse curso não habilita o profissional a dar aulas.

Informações sobre os cursos da área Professional Teacher Education na HAMK, em finlandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário