quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Movimento estudantil e tutoria


Um dos aspectos mais interessantes que observei na Finlândia foi a participação dos movimentos estudantis (student unions) nas instituições de ensino. Vou comentar aqui sobre a HAMKO (associação dos estudantes da HAMK). Agradeço à participação dos alunos Gramoz, Pierre e Lotta, que gentilmente conversaram comigo no dia 04/11.
A missão da associação é zelar pelos interesses dos estudantes.
Assim, uma das atribuições é participar de todos os conselhos em que é exigida a representação de estudantes.
Gerencia, também, o cartão estudantil que dá desconto em lojas conveniadas, no restaurante universitário e no transporte público.
Além disso, a HAMKO gerencia um programa de tutoria. Neste programa, são selecionados, treinados e acompanhados tutores. Tutores são alunos voluntários que ajudam os alunos mais novos. Eles passam por um treinamento de um fim de semana e assinam um contrato de 2 anos com a associação. Não recebem pagamento, mas podem validar de 3 a 5 créditos ao participar do programa. Parece ser uma forma muito valiosa de integrar os novos alunos e diminuir a evasão. Atualmente, a HAMKO tem 240 tutores em atividade. O manual para tutores internacionais está disponível em http://www.hamko.fi/sites/default/files/Guidebook_for_international_tutors_0.pdf


Estudantes da HAMK que são membros da associação de estudantes HAMKO, entrevistados em 04/11
E como associação dos estudantes, também promove festas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário