sábado, 15 de novembro de 2014

Proakatemia

Em 14/11, visitamos a Proakatemia, parte da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Tampereen Ammattikorkeakoulu). Proakatemia é um ambiente parecido com incubadora e empresa-júnior, mas acho que não há nada igual no Brasil. É um espaço e forma de ensino diferente, com foco em empreendedorismo.

Como funciona?

Estudantes de administração e sistemas de informação cursam um ano regular na universidade. Depois disso, participam de um processo de seleção com entrevistas. A partir da aprovação na Proakatemia, cursam dois anos e meio dentro desse ambiente.

E o que os estudantes fazem nesse período?

Eles constituem times de aproximadamente 12 alunos e criam empresas reais, com todas as licenças e contratos necessários pelas leis do país. A partir daí, partem para o desenvolvimento de projetos, como uma empresa convencional.
Alguns exemplos de projetos já desenvolvidos: operação de uma cafeteria em um evento, operação de uma sorveteria no verão, venda de ingressos, venda de cartões-presentes, criação de campanhas para eventos.
Falhar faz parte desse processo. Comentaram que um dos times teve prejuízo em um projeto  e os sócios-estudantes estão arcando com os gastos. É claro que, por conta disso, há um compromisso entre risco e grau de investimento necessário.
Atualmente, há 7 empresas com aproximadamente 90 estudantes, o que corresponde a mais ou menos 25% dos alunos do curso (os outros alunos que não se interessam por esta metodologia ou não conseguem vaga seguem o curso regular). Em 2015, vão se mudar para outro espaço, maior.
Os alunos devem cumprir 1100 horas de projeto, com 30 créditos de treinamento prático na empresa própria mais 10 créditos de estudos. Ao final do programa, ainda escrevem um TCC, participam de uma atividade em que tem que resolver problemas em 24 horas, e fazem uma viagem internacional, para desenvolver algum projeto.



Qual o suporte dos professores?

Atualmente, há 6 coaches (professores) em tempo integral e um em tempo parcial.
Não há aulas nem provas durante esses dois anos e meio. Há reuniões diárias com os coaches e material para leitura e pesquisa. Por exemplo, cada aluno tem que obter 5 pontos por mês pela leitura de livros de uma lista extensa. Cada livro vale de 1 a 3 pontos, dependendo da complexidade. Depois da leitura, o aluno deve produzir uma resenha e também apresentar os pontos importantes em alguma das reuniões com o grupo. O que ele lê está dentro das necessidades do projeto que está desenvolvendo: se ele é resposável pelo marketing de um projeto, vai estudar sobre esse tema. Dentro das empresas, há revezamento das funções, de modo que o aluno adquira experiência nos diversos setores (finanças, marketing, etc).

História

Em Tampere, foi fundada em 1999. A primeira academia desse tipo foi criada em Jyväskylä, há 22 anos.
98% dos formados conseguem emprego ou abrem empresa.

E a concorrência com outras empresas?

Nesses 15 anos de atividade, tiveram uma reclamação formal, afirmando que praticavam concorrência desleal pois os estudantes recebiam renda menor. Mas a professora comentou que de modo geral, outras empresas enxergam essa concorrência como positiva. Segundo ela, um empresário consciente pensa que se um cliente prefere a empresa dos estudantes, então é porque sua empresa está com problemas e tem que melhorar.
Reforço, aqui, que os estudantes não tem qualquer tipo de vantagem em relação a impostos; o que constituem é uma empresa absolutamente convencional.

Espaço

As empresas dos alunos dividem um espaço compartilhado, pagando aluguel para a universidade. Só achei um pouco ruidoso, pois, como não há paredes, qualquer conversa ecoa no ambiente inteiro.



Meus comentários para os alunos

Para um dos alunos que trabalha com produção e edição de vídeos e que pediu algumas ideias e críticas sobre o programa, enviei a seguinte mensagem:

Here is Fernando, from Brazil. We met at Proakatemia on November, 14, and I told you I'd send some links about educational videos.
Last year, I completed a Physics course at Coursera. It was very well designed, and you can find one of the videos here:
https://www.youtube.com/watch?v=LR9av62cDz4
Coursera is a platform for MOOCs (massive online open courses), and if you want to explore a little bit about educational videos, it's an interesting place to check: https://www.coursera.org/

During the meeting, you asked for criticisms about your degree programme. Besides some noise in your working environment as I pointed out, maybe you miss some experience with products. If I understood correctly, for different reasons, you focus on services. Well, I understand that a balance between risk and investment is crucial for you students, but there are some options to fund ideas regarding products. Kickstarter and Indiegogo are interesting crowdfunding platforms. Check some projects funded there:
https://www.kickstarter.com/projects/1171695627/polar-pen-both-tool-and-toy-pen-stylus-made-from-m
https://www.kickstarter.com/projects/angeliatrinidad/passion-planner-the-one-place-for-all-your-thought
https://www.indiegogo.com/projects/jolla-tablet-world-s-first-crowdsourced-tablet
https://www.indiegogo.com/projects/bluesmart-world-s-first-smart-connected-carry-on
https://www.indiegogo.com/projects/incharge-the-smallest-keyring-cable

Nenhum comentário:

Postar um comentário