domingo, 9 de novembro de 2014

Visita à escola técnica Kiipula, especializada em alunos com necessidades especiais

No dia 6/11, visitamos a sede da escola técnica Kiipula (Kiipulan koulutus- ja kuntoutuskeskus), em Turenki. Estou resumindo como uma escola técnica, mas é um centro de educação vocacional e reabilitação. É administrado por uma organização privada, fundada em 1945, e mantido com recursos públicos. Na sede em Turenki, há 17 prédios em uma área total de 225 hectares, incluindo florestas e campos. A fundação opera em 10 municípios no sul da Finlândia, incluindo uma unidade em Hämeenlinna. Atendem em torno de 600 alunos na escola técnica. Como é também um centro de reabilitação, há pessoas que passam apenas um dia na instituição. Então, a contagem que fazem é de que atendem em torno de 1000 pessoas por dia.

Para mim, a visita a essa escola foi uma experiência marcante. A Finlândia é um país que conseguiu garantir que todos, todos seus cidadãos tenham direito à educação.

Objetivos da escola

Promover uma boa qualidade de vida e habilidades para o trabalho, contribuindo para uma transição em três aspectos da vida das pessoas com necessidades especiais:
  • da escola para o mundo do trabalho;
  • da adolescência para a vida adulta;
  • da casa dos pais para uma vida independente.
Parecem objetivos simples, mas são profundos para o público que a escola atende: a instituição não olha apenas a parte técnica, mas enxerga com humanidade as pessoas que lá estão e dá ferramentas para que vivam uma vida independente.

Organização do espaço escolar

A escola reinventou a forma de ensinar. O espaço escolar existe para o ensino prático do trabalho. O almoxarifado da escola é administrado pelos professores de Logística e é um dos ambientes de ensino. Os alunos de Manutenção de Propriedades zelam pela manutenção da escola e aprendem a usar as máquinas de cortar grama e limpar neve dentro da própria escola. Já os alunos do curso técnico em administração administram um cafeteria dentro da escola.
Além do espaço escolar, há integração com empresas e os alunos passam parte do tempo fora da escola, dentro das empresas.
Ambiente externo da escola

Almoxarifado da escola e ambiente de ensino para os alunos do curso técnico em Logística

Equipamentos para os alunos de manutenção de propriedades, que zelam pela escola

Laboratório para os alunos de manutenção

Estufa que é o ambiente de ensino dos alunos da área agrícola e que produz flores comercialmente

Cafeteria administrada pelos alunos do curso técnico em administração

O nome da cafeteria é escolhido ano a ano pelos alunos. Neste ano, é Mokkakeidas
Quando um dos professores foi perguntado sobre quem teve a ideia de mudar a escola dessa maneira, se houve uma diretriz do ministério, ele respondeu que foram os próprios professores, aqueles que estão na linha de frente que fizeram a mudança, que isso veio da base.

Necessidades atendidas

Há 7 instituições vocacionais de ensino na Finlândia especializadas em atendimento a necessidades especiais. Essas escolas estão espalhadas em 60 cidades do país. Importante destacar que 75% dos alunos com necessidades especiais são atendidos em instituições regulares de ensino e não nessas especializadas.

Cada estudante tem um individual education plan, definido a partir de suas necessidades e objetivos.
Em Kiipula, há dormitórios para os estudantes. Segundo o diretor, eles enfrentam problemas, mas faz parte do aprendizado enfrentá-los e superá-los, promovendo essa independência tão importante para as pessoas.
Tivemos a oportunidade de conversar com alguns alunos e foi muito interessante. Um deles havia feito um intercâmbio internacional na Áustria e gostou muito da experiência. Uma menina comentou sobre as atividades da cafeteria e a importância da parte prática do curso.

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