quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ensino técnico - Vocational studies in Finland

Como funciona o ensino técnico na Finlândia?

Depois de terminar o ensino fundamental (de 9 anos), um jovem tem duas opções de ensino: o ensino médio geral (general upper secondary education) ou o ensino técnico (vocational education).

Quadro geral do sistema educacional finlandês (Fonte: Ministério da Educação da Finlândia)
Há três formas de obter um diploma de ensino técnico:
  • na forma chamada curriculum-based (que é para aquele jovem do meu exemplo); 
  • na forma competence-based (geralmente para adultos, que já tem certa experiência e querem alguma forma de atestá-la oficialmente);
  • como apprenticeship training (para um jovem que já está trabalhando na área e quer obter sua qualificação dentro da empresa).
Irei me deter, neste artigo, ao primeiro caso. A primeira pergunta que pode vir é: por que um jovem se interessa em fazer um curso técnico?
Pelas entrevistas que fizemos com alguns estudantes, a motivação é estudar algo prático, ver aplicação real e abrir um caminho para o mundo do trabalho. Atualmente, o caminho do ensino técnico é seguido por aproximadamente 40% dos egressos do fundamental.
Há 53 opções de qualificações, com subdivisões chamadas study programmes levando o número a 119. Por exemplo, dentro da qualificação de tecnologias da informação e comunicação, há dois programas de estudo:
  • electronics assembler;
  • ICT technician.
Os cursos técnicos tem uma estrutura de 120 créditos, sendo que nessa modalidade curriculum-based, duram em torno de 3 anos. Como já mencionei em outro artigo, vale a pena explicar o sistema de crédito. Cada crédito equivale a 40 horas de trabalho do estudante, ou seja, engloba todos os projetos, tarefas e demais atividades que o estudante desenvolve também fora da sala de aula. Ou seja, um curso técnico tem 4800 horas, mas isso não representa exclusivamente tempo dentro da sala de aula.
Desses 120 créditos, 90 são dedicados à parte técnica. 20 créditos englobam o estudo obrigatório de línguas (materna, segunda língua e estrangeira); matemática; física e química; artes e cultura; temas sociais, negócios e trabalho; educação física; e saúde. Por fim, há 10 créditos de escolha do estudante.
Todos os currículos nacionais das qualificações estão no site do Ministério da Educação (em inglês).

Atualização em maio/2015: O sistema de ensino profissional foi reformado no final de 2014 e a carga horária foi alterada para 180 créditos de 27 horas (padrão europeu European Credit Transfer System for Vocational Education and Training - ECVET). Esse novo sistema começa a operar em agosto de 2015.
Mais informações em https://webgate.ec.europa.eu/fpfis/mwikis/eurydice/index.php/Finland:Organisation_of_Vocational_and_Technical_Upper_Secondary_Education

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