Como funciona o ensino técnico na Finlândia?
Depois de terminar o ensino fundamental (de 9 anos), um jovem tem duas opções de ensino: o ensino médio geral (general upper secondary education) ou o ensino técnico (vocational education).Quadro geral do sistema educacional finlandês (Fonte: Ministério da Educação da Finlândia) |
- na forma chamada curriculum-based (que é para aquele jovem do meu exemplo);
- na forma competence-based (geralmente para adultos, que já tem certa experiência e querem alguma forma de atestá-la oficialmente);
- como apprenticeship training (para um jovem que já está trabalhando na área e quer obter sua qualificação dentro da empresa).
Pelas entrevistas que fizemos com alguns estudantes, a motivação é estudar algo prático, ver aplicação real e abrir um caminho para o mundo do trabalho. Atualmente, o caminho do ensino técnico é seguido por aproximadamente 40% dos egressos do fundamental.
Há 53 opções de qualificações, com subdivisões chamadas study programmes levando o número a 119. Por exemplo, dentro da qualificação de tecnologias da informação e comunicação, há dois programas de estudo:
- electronics assembler;
- ICT technician.
Desses 120 créditos, 90 são dedicados à parte técnica. 20 créditos englobam o estudo obrigatório de línguas (materna, segunda língua e estrangeira); matemática; física e química; artes e cultura; temas sociais, negócios e trabalho; educação física; e saúde. Por fim, há 10 créditos de escolha do estudante.
Todos os currículos nacionais das qualificações estão no site do Ministério da Educação (em inglês).
Atualização em maio/2015: O sistema de ensino profissional foi reformado no final de 2014 e a carga horária foi alterada para 180 créditos de 27 horas (padrão europeu European Credit Transfer System for Vocational Education and Training - ECVET). Esse novo sistema começa a operar em agosto de 2015.
Mais informações em https://webgate.ec.europa.eu/fpfis/mwikis/eurydice/index.php/Finland:Organisation_of_Vocational_and_Technical_Upper_Secondary_Education
Nenhum comentário:
Postar um comentário