Projeto Matemática e Balé
O professor de matemática Sakari Salonen apresentou um projeto que integra geometria, física e balé clássico. Durante esse projeto, os alunos trabalham com conceitos físicos relacionados ao balé, como rotações. Duas vezes ao ano, vão a Helsinki, conversam com bailarinos e assistem a uma apresentação de balé.Decoração na sala de matemática |
Phenomenon based learning
A professora de línguas Liisa Virtanen apresentou a proposta de trabalho que realiza em conjunto com outros professores: trabalham um tema que pode ser expresso de diferentes formas pelos alunos. Três alunas mostraram seus trabalhos sobre o tema poder. Foram apresentados: dança com música, poesias e um conjunto de pinturas.Administração
Alguns pontos interessantes sobre a administração:- os alunos também participam do processo de seleção de professores. A associação de alunos parece ter um papel bastante ativo na escola.
- assim como na escola de ensino fundamental que já havíamos visitado, aqui também há grupos de trabalho divididos por temas e por áreas do conhecimento.
- confiança é a palavra-chave.
Corredores e salas
Algumas fotos de salas de aulas e corredores. Gosto dessas exposições, nos corredores, com objetos históricos de diferentes áreas e animais empalhados. Durante esse percurso, fomos guiados por três alunas.Espaço para estudos |
Produção dos alunos |
Aula de artes |
Vista parcial do refeitório |
Laboratório de química |
Sala de aula |
Currículos
As diretrizes nacionais para o ensino médio estão em http://www.oph.fi/english/curricula_and_qualifications/general_upper_secondary_education. O documento em pdf é http://www.oph.fi/download/47678_core_curricula_upper_secondary_education.pdf (irei fazer referência a algumas páginas desse documento).O currículo nacional dá as diretrizes gerais, mas cada escola prepara seu currículo e planeja a organização escolar (página 8). A partir disso, cada estudante seleciona, com auxílio do conselheiro (que é uma carreira independente), seu caminho formativo. Ou seja, há bastante liberdade para o aluno escolher a área de conhecimento do seu interesse.
Ao longo dos três anos, cada área é dividida em cursos obrigatórios, que todos os alunos devem cumprir, e uma parte avançada opcional. Para a língua materna e matemática, o conjunto obrigatório é maior.
O número mínimo total de cursos que o aluno deve cumprir é de 75. Na média, cada curso tem 38 aulas de 45 minutos. Um bom resumo está em https://webgate.ec.europa.eu/fpfis/mwikis/eurydice/index.php/Finland:Teaching_and_Learning_in_General_Upper_Secondary_Education
Estatísticas sobre números de estudantes estão disponíveis em https://webgate.ec.europa.eu/fpfis/mwikis/eurydice/index.php/Finland:Upper_Secondary_and_Post-Secondary_Non-Tertiary_Education
Matemática
Em matemática, na escola Kauriala, os cursos básicos envolvem os temas álgebra, geometria, somatórios, derivadas, probabilidade, logaritmos, matemática financeira, vetores. O caminho avançado envolve álgebra, funções, geometria plana e espacial, geometria analítica, vetores, probabilidade e estatística, cálculo diferencial e integral, teoria de números, lógica, matemática numérica, séries, números complexos e equações diferenciais. No documento nacional, matemática está na páginas 122-132.Física
Em Física (página 149), há apenas um curso obrigatório, que discute a interação entre matéria e energia, forças, movimento, história da física, experimentação e modelagem. Há 7 cursos avançados: calor; ondas; leis do movimento; rotação e gravitação; eletricidade; eletromagnetismo; e matéria e radiação.Línguas estrangeiras
Para os alunos que iniciaram o estudo de inglês no fundamental I, espera-se que atinjam ao final do ensino médio um nível B2.1 (que seria um intermedário avançado) nas quatro habilidades (leitura, escrita, compreensão auditiva e fala) (página 102). Pela experiência que estamos tendo aqui, realmente eles atingem esse nível intermediário avançado. É possível conversar em inglês com praticamente qualquer pessoa.Matriculation examination (ylioppilastutkinto)
Como há liberdade de escolha do caminho formativo no ensino médio, o exame de acesso ao ensino superior não é fixo.Vou tentar resumir o funcionamento do exame. Há mais informações em http://www.ylioppilastutkinto.fi/se/english
O exame é organizado duas vezes ao ano (primavera e outono). De forma resumida, o aluno tem que ser avaliado em no mínimo quatro áreas obrigatórias, sendo língua materna uma delas. As outras três obrigatórias são escolhidas dentro das 4 seguintes opções: segunda língua, língua estrangeira, matemática e um teste dentro da área de ciências e humanidades. O exame é particionado em três momentos (em um exemplo hipotético, em 2014-2, o aluno faz matemática; em 2015-1, língua materna e língua estrangeira e em 2015-2, física). Assim, completaria o mínimo de 4 áreas. Na prova de matemática, refletindo o currículo nacional, o aluno pode escolher pela avaliação básica ou avançada. O mesmo ocorre para a segunda língua e língua estrangeira. Em matemática, é permitido usar calculadora e tabelas aprovadas pelo conselho que organiza o exame.
De forma muito interessante, o professor da escola faz a primeira correção da prova. Depois disso, há uma correção independente e o professor pode comparar sua avaliação com a nacional.
É importante destacar que as universidades podem combinar esse exame com provas específicas (entrance examinations).
Nenhum comentário:
Postar um comentário