segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Visita à Escola Kauriala (ensino médio) - Visit to Kauriala Upper Secondary School

No dia 20/10, visitamos a escola de ensino médio Kauriala (Kaurialan lukio), em Hämeenlinna, que atende 550 alunos. Conhecemos alguns projetos, a estrutura do currículo de ensino médio e o processo do exame de acesso às universidades, chamado de matriculation examination.

Projeto Matemática e Balé

O professor de matemática Sakari Salonen apresentou um projeto que integra geometria, física e balé clássico. Durante esse projeto, os alunos trabalham com conceitos físicos relacionados ao balé, como rotações. Duas vezes ao ano, vão a Helsinki, conversam com bailarinos e assistem a uma apresentação de balé.
Decoração na sala de matemática

Phenomenon based learning

A professora de línguas Liisa Virtanen apresentou a proposta de trabalho que realiza em conjunto com outros professores: trabalham um tema que pode ser expresso de diferentes formas pelos alunos. Três alunas mostraram seus trabalhos sobre o tema poder. Foram apresentados: dança com música, poesias e um conjunto de pinturas.

Administração

Alguns pontos interessantes sobre a administração:
  • os alunos também participam do processo de seleção de professores. A associação de alunos parece ter um papel bastante ativo na escola.
  • assim como na escola de ensino fundamental que já havíamos visitado, aqui também há grupos de trabalho divididos por temas e por áreas do conhecimento.
  • confiança é a palavra-chave.

Corredores e salas

Algumas fotos de salas de aulas e corredores. Gosto dessas exposições, nos corredores, com objetos históricos de diferentes áreas e animais empalhados. Durante esse percurso, fomos guiados por três alunas.
Espaço para estudos


Produção dos alunos

Aula de artes


Vista parcial do refeitório

Laboratório de química

Sala de aula

Currículos

As diretrizes nacionais para o ensino médio estão em http://www.oph.fi/english/curricula_and_qualifications/general_upper_secondary_education. O documento em pdf é http://www.oph.fi/download/47678_core_curricula_upper_secondary_education.pdf (irei fazer referência a algumas páginas desse documento).
O currículo nacional dá as diretrizes gerais, mas cada escola prepara seu currículo e planeja a organização escolar (página 8). A partir disso, cada estudante seleciona, com auxílio do conselheiro (que é uma carreira independente), seu caminho formativo. Ou seja, há bastante liberdade para o aluno escolher a área de conhecimento do seu interesse.
Ao longo dos três anos, cada área é dividida em cursos obrigatórios, que todos os alunos devem cumprir, e uma parte avançada opcional. Para a língua materna e matemática, o conjunto obrigatório é maior.
O número mínimo total de cursos que o aluno deve cumprir é de 75. Na média, cada curso tem 38 aulas de 45 minutos. Um bom resumo está em https://webgate.ec.europa.eu/fpfis/mwikis/eurydice/index.php/Finland:Teaching_and_Learning_in_General_Upper_Secondary_Education
Estatísticas sobre números de estudantes estão disponíveis em https://webgate.ec.europa.eu/fpfis/mwikis/eurydice/index.php/Finland:Upper_Secondary_and_Post-Secondary_Non-Tertiary_Education

Matemática

Em matemática,  na escola Kauriala, os cursos básicos envolvem os temas álgebra, geometria, somatórios, derivadas, probabilidade, logaritmos, matemática financeira, vetores. O caminho avançado envolve álgebra, funções, geometria plana e espacial, geometria analítica, vetores, probabilidade e estatística, cálculo diferencial e integral, teoria de números, lógica, matemática numérica, séries, números complexos e equações diferenciais. No documento nacional, matemática está na páginas 122-132.

Física

Em Física (página 149), há apenas um curso obrigatório, que discute a interação entre matéria e energia, forças, movimento, história da física, experimentação e modelagem. Há 7 cursos avançados: calor; ondas; leis do movimento; rotação e gravitação; eletricidade; eletromagnetismo; e matéria e radiação.

Línguas estrangeiras

Para os alunos que iniciaram o estudo de inglês no fundamental I, espera-se que atinjam ao final do ensino médio um nível B2.1 (que seria um intermedário avançado) nas quatro habilidades (leitura, escrita, compreensão auditiva e fala) (página 102). Pela experiência que estamos tendo aqui, realmente eles atingem esse nível intermediário avançado. É possível conversar em inglês com praticamente qualquer pessoa.

Matriculation examination (ylioppilastutkinto)

Como há liberdade de escolha do caminho formativo no ensino médio, o exame de acesso ao ensino superior não é fixo.
Vou tentar resumir o funcionamento do exame. Há mais informações em http://www.ylioppilastutkinto.fi/se/english
O exame é organizado duas vezes ao ano (primavera e outono). De forma resumida, o aluno tem que ser avaliado em no mínimo quatro áreas obrigatórias, sendo língua materna uma delas. As outras três obrigatórias são escolhidas dentro das 4 seguintes opções: segunda língua, língua estrangeira, matemática e um teste dentro da área de ciências e humanidades. O exame é particionado em três momentos (em um exemplo hipotético, em 2014-2, o aluno faz matemática; em 2015-1, língua materna e língua estrangeira e em 2015-2, física). Assim, completaria o mínimo de 4 áreas. Na prova de matemática, refletindo o currículo nacional, o aluno pode escolher pela avaliação básica ou avançada. O mesmo ocorre para a segunda língua e língua estrangeira. Em matemática, é permitido usar calculadora e tabelas aprovadas pelo conselho que organiza o exame.
De forma muito interessante, o professor da escola faz a primeira correção da prova. Depois disso, há uma correção independente e o professor pode comparar sua avaliação com a nacional.
É importante destacar que as universidades podem combinar esse exame com provas específicas (entrance examinations).

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