São 6 turmas, do 1º ao 6º ano, distribuídas em duas edificações. Uma, de madeira, dos anos de 1920 e outra, de alvenaria, de 1952.
Tivemos total liberdade para conhecer a rotina de aulas e interagir com os alunos. Agradeço ao diretor e aos professores pela atenção e à HAMK PTEU por ter viabilizado esse encontro.
Pré-escola
Além da escola fundamental, também há uma turma de pré-escola. São 19 alunos, atendidos das 8h30 às 12h30. Após esse horário, eles podem ficar até às 16 ou 17 h na escola, mas sem "aulas". O objetivo da pré-escola é promover o desenvolvimento da criança, introduzindo letras, números, trabalhos manuais, desenhos e palavras básicas em inglês.O grupo é normalmente dividido em dois e se alternam em dois ambientes. Um dos grupos faz atividades na kota e na floresta, enquanto o outro fica em uma sala de aula em um dos prédios. Conhecemos os dois locais.
Um dos grupos da pré-escola |
Segundo grupo da pré-escola estava na kota (chalé típico finlandês) |
Um lugar muito aconchegante |
Achei interessante que, mesmo na pré-escola, a professora aproveitou nossa visita para que os alunos conhecessem algumas palavras em português. Ensinamos "oi", "obrigado" e "de nada". Na pré-escola, o número máximo de alunos é 22, havendo uma professora e auxiliar para cada grupo.
Uma observação relevante para o nosso contexto brasileiro: a filha do diretor estuda nessa turma. E mais uma: os sistemas de ensino fundamental e pré-escolar são administrados de forma separada, mas compartilham recursos e espaços. Uma das professoras, que não é finlandesa nativa, comentou que admira muito os finlandeses por sua capacidade de negociação e de encontrar soluções inteligentes que atendam o interesse de todos, para o bem de todos.
Aula de inglês
Acompanhamos a turma do 3º ano, com 20 alunos em torno de 9 anos de idade. A professora explicou que vínhamos do Brasil, conversou com eles sobre alguns fatos do país e abriu espaço para que os alunos fizessem perguntas para nós. Depois também fizemos as nossas, e uma delas foi se gostavam da escola. Três meninos disseram que não, que era chato, e fomos conversando. Depois da aula, comentamos com a professora sobre isso e ela disse que é algo que vai sendo trabalhado de forma gradual, dependendo do grau de amadurecimento de cada aluno. A professora, a equipe auxiliar e o diretor fazem esse acompanhamento junto com os pais.Nesse dia, as crianças iriam realizar seu primeiro teste de inglês. As aulas de inglês iniciam no 3º ano, havendo 2 por semana. Neste primeiro teste, a professora explicou os objetivos da avaliação, leu toda a prova com os alunos e realizou a parte de listening reproduzindo uma gravação, primeiro sem pausas, e depois com pausas para que os alunos anotassem suas respostas.
Sala de inglês e alemão |
Professora explicando a avaliação |
Aula de música
Acompanhamos uma aula de música da turma do 5º ano, com 20 alunos. As crianças aprendem a ler partitura, cantar e tocar flauta. Fizeram uma pequena apresentação para nós.Conhecendo os símbolos de partituras |
Livro didático de música |
Aula do 1º ano
Acompanhamos uma aula de ciências do 1º ano. Estavam aprendendo sobre as partes do corpo. Foi uma aula bem interativa.A professora pergunta: Depois que a comida passa pelo estômago, vai para onde? Resposta de uma criança: Para o banheiro. :-)
Também descobrimos que todas as crianças dessa turma conseguem enrolar a língua. Eu não consigo.
Um dos alunos foi o modelo, mostrando as partes do corpo |
Levantar a mão antes de falar |
Anotando as partes do corpo no caderno |
Ao final da aula, sala organizada pelos alunos |
Organização curricular
São 19 aulas de 45 minutos por semana no 1º e 2º anos. A partir do 3º, com a introdução de 2 aulas de inglês e mais algumas alterações, passa-se para 23 aulas por semana. Se o aluno optar ainda pela língua alemã, a partir do 4º ano, fica com 25 aulas, como mostra a tabela seguinte.Os currículos nacionais estão disponíveis, em inglês, no site do Conselho Nacional de Educação.
Avaliação
Até o 4º ano não há notas. O professor faz um relatório e discute com os pais. Na reunião de atendimento individual aos pais, a professora comentou que se não há algum tema delicado a tratar, a criança participa inteiramente da reunião junto com seus pais e também assina o relatório. A partir do 5º ano, são atribuídas notas numéricas, de 4 a 10.Corpo docente
Nesta escola, são 6 professores mais 2 em tempo parcial (a professora de inglês está lá 3 dias por semana, a de necessidades especiais, 2 dias e meio).O diretor, além das atividades de administração, ministra 18 aulas por semana, na turma do 5º ano, e mais algumas aulas de informática em uma outra escola.
O psicólogo, assistente social e médico são volantes, atendem várias escolas do município.
Aula de educação religiosa
A mesma professora do 1º ano também ministra aula de educação religiosa para o 6º ano. Com a nossa presença, organizou um bate-papo bem interativo em que os alunos fizeram perguntas para nós e vice-versa.Clubes after-class
Há dois clubes de atividades depois da aula (after-class clubs) nesta escola. Um de inglês e outro de artesanato (crafts). São os professores que discutem a necessidade de oferecer atividades extras. Conhecemos as duas turmas.No clube de inglês, havia 7 alunos, de 9 a 11 anos.
No clube de artesanato, havia 14 crianças, de 8 a 9 anos.
É muito emocionante ser tão bem recebido pelos professores e pelas crianças e verificar, in loco, como as escolas funcionam na Finlândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário