No dia 6/11, visitamos a sede da escola técnica Kiipula (
Kiipulan koulutus- ja kuntoutuskeskus), em Turenki. Estou resumindo como uma escola técnica, mas é um centro de educação vocacional e reabilitação. É administrado por uma organização privada, fundada em 1945, e mantido com recursos públicos. Na sede em Turenki, há 17 prédios em uma área total de 225 hectares, incluindo florestas e campos. A fundação opera em 10 municípios no sul da Finlândia, incluindo uma unidade em Hämeenlinna. Atendem em torno de 600 alunos na escola técnica. Como é também um centro de reabilitação, há pessoas que passam apenas um dia na instituição. Então, a contagem que fazem é de que atendem em torno de 1000 pessoas por dia.
Para mim, a visita a essa escola foi uma experiência marcante. A Finlândia é um país que conseguiu garantir que
todos, todos seus cidadãos tenham direito à educação.
Objetivos da escola
Promover uma boa
qualidade de vida e
habilidades para o trabalho, contribuindo para uma transição em três aspectos da vida das pessoas com necessidades especiais:
- da escola para o mundo do trabalho;
- da adolescência para a vida adulta;
- da casa dos pais para uma vida independente.
Parecem objetivos simples, mas são profundos para o público que a escola atende: a instituição não olha apenas a parte técnica, mas enxerga com humanidade as pessoas que lá estão e dá ferramentas para que vivam uma vida independente.
Organização do espaço escolar
A escola reinventou a forma de ensinar. O espaço escolar existe para o ensino prático do trabalho. O almoxarifado da escola é administrado pelos professores de Logística e é um dos ambientes de ensino. Os alunos de Manutenção de Propriedades zelam pela manutenção da escola e aprendem a usar as máquinas de cortar grama e limpar neve dentro da própria escola. Já os alunos do curso técnico em administração administram um cafeteria dentro da escola.
Além do espaço escolar, há integração com empresas e os alunos passam parte do tempo fora da escola, dentro das empresas.
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Ambiente externo da escola |
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Almoxarifado da escola e ambiente de ensino para os alunos do curso técnico em Logística |
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Equipamentos para os alunos de manutenção de propriedades, que zelam pela escola |
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Laboratório para os alunos de manutenção |
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Estufa que é o ambiente de ensino dos alunos da área agrícola e que produz flores comercialmente |
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Cafeteria administrada pelos alunos do curso técnico em administração |
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O nome da cafeteria é escolhido ano a ano pelos alunos. Neste ano, é Mokkakeidas |
Quando um dos professores foi perguntado sobre quem teve a ideia de mudar a escola dessa maneira, se houve uma diretriz do ministério, ele respondeu que foram os próprios professores, aqueles que estão na linha de frente que fizeram a mudança, que isso veio da base.
Necessidades atendidas
Há 7 instituições vocacionais de ensino na Finlândia especializadas em atendimento a necessidades especiais. Essas escolas estão espalhadas em 60 cidades do país. Importante destacar que 75% dos alunos com necessidades especiais são atendidos em instituições regulares de ensino e não nessas especializadas.
Cada estudante tem um
individual education plan, definido a partir de suas necessidades e objetivos.
Em Kiipula, há dormitórios para os estudantes. Segundo o diretor, eles enfrentam problemas, mas faz parte do aprendizado enfrentá-los e superá-los, promovendo essa independência tão importante para as pessoas.
Tivemos a oportunidade de conversar com alguns alunos e foi muito interessante. Um deles havia feito um intercâmbio internacional na Áustria e gostou muito da experiência. Uma menina comentou sobre as atividades da cafeteria e a importância da parte prática do curso.
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